quarta-feira, 26 de março de 2008

Pedido do Papa...


Precisamos de santos sem véu ou batina, de Santos de calça jeans e tênis, de santos que vão ao cinema,ouvem música e passeiam com os amigos,de santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se 'lascam' na faculdade, de santos que tenham tempo todo dia para rezar e saibam namorar na pureza e castidade, de santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo.

De santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais, de santos que se santifiquem no mundo,que não tenham medo de viver no mundo.
Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas.

Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que tomem um refrigerante ou comam pizza no fim-de-semana com os amigos, de santos que gostem de teatro, de música, de dança, de esporte.

Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, alegres, companheiros. Precisamos de Santos que estejam no mundo e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos.

Papa João Paulo II

sexta-feira, 21 de março de 2008

As Sete Últimas Palavras de Jesus na Cruz




I- "Pai, perdoa-lhes; porque não sabem o que fazem" ( Luc. 23:34)
Eles não sabiam que Jesus era Filho de Deus, mas sabiam que ele era inocente “Declarou Pilatos aos príncipes dos sacerdotes e ao povo: Eu não acho neste homem culpa alguma". (Lc 23,4). Hoje por não escolhermos a vida, quanto inocentes são mortos? Quantos inocentes são condenados, são flagelados, por nossa falta de amor falta de compaixão? Mesmo sendo inocente Jesus soube perdoar, rezou por eles, não só deu o seu perdão que já bastaria, mas também pediu que o Pai os perdoassem. Nessa frase de Jesus somos chamados, convocados e intimados a perdoarmos a quem nos ofendeu, mesmo sendo inocentes. Chamado a rezar por eles também.

II - "Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso" (Luc.23:43)
“E, mesmo na cruz, em meio à dor, Um gesto revela quem Tu és Te tornas amigo do ladrão Só pra lhe roubar o coração” (Pe. Fábio). Mesmo com toda dor que a mente humana não consegue entender ou explicar Jesus não blasfema, mesmo vendo seu fim próximo, Ele não desiste, um gesto revela quem Ele é, acha tempo, força, e principalmente amor para converter um ladrão e lhe dar o céu. Hoje é para nós quem Jesus promete o paraíso, não quer saber de que crime você ou eu somos culpados, o que fizemos ou deixamos de fazer, Ele só quer que reconheçamos nossas iniqüidades e nos arrependamos de nossos pecados. O bom ladrão se arrependeu e por isso foi salvo. Que possamos deixar de sentirmos pena de nós mesmo partimos para a salvação que é Jesus.

III- "Mulher, eis ai o teu filho... Eis ai a tua mãe" (João 19:26, 27)
Jesus não disse: “discípulo ou João eis a tua mãe” Ele disse filho, e não adianta os outros dizerem que é errado venerarmos a Mãe de Deus, de Jesus e Nossa. É um pedido de Jesus, Ele não quis deixar sua mãe sem um filho e nem nos deixarmos órfãos. “E, mesmo na cruz, em meio à dor, Um gesto revela quem Tu és” em vez de pensar em sua dor ou no seu sofrimento Jesus se coloca no lugar de Maria e deixa aos cuidados dela o seu povo, povo que ganhou vida e vida em abundância por sua morte. E se colocou também no nosso lugar nos deu a Mulher que lhe ensinou a rezar, a falar a andar. Encontra força, amor e compaixão para nos deixar uma Mãe, e que Mãe viu! Não sou eu, ou o Papa ou alguém que inventou isso, é bíblico é uma ordem de Jesus, ou será que Ele disse: “Mulher se você quiser toma-o como teu filho, Se você também quiser toma-a como sua mãe”. Não! Ele disse: "Mulher, eis ai o teu filho... Eis ai a tua mãe". (João 19:26, 27)

IV- "Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?" (Mat.27:46 ) e (Mar. 15:34)
Quantas vezes nos perguntamos: “Cadê Deus nessa hora?” e o que você ouviu??.... Nada não é? Se nem a Jesus Deus respondeu... Quer dizer que Deus não ouviu nem a Jesus? Claro que ouviu!! Não só a Jesus, mas todas as nossas suplicas! Jesus ainda na cruz, prestes a morrer, mesmo seu lado humano falando mais forte, Ele nos dá uma aula de catequese maravilhosa, antecipando tantas colocações como essa que fazemos ao nos depararmos com um momento ruim. Cada um tem a sua cruz e temos que leva-la, Deus pode nos amparar, mas nunca levar por nós. No nosso caminho ele coloca tantos Cirineus, que nem nos damos conta, mas quando chegar à hora, a minha cruz é só minha, a tua cruz é só tua, e a de Cristo é a de Cristo. Deus não podia fazer nada, Graças a seu amor a Deus e à humanidade Jesus escolheu a cruz esvazio-se a si mesmo.

V- "tenho sede" (João 19:28)
Jesus não diz do que tem sede... Imagino Ele olhando da cruz o povo, tento imaginar suas dores, sua aflição, e penso: “Tenho sede... do quê?” e mais “Pra quem Ele pediu?” – A Bíblia não diz pra quem. Eu penso que foi pra mim, pra você. Se coloque na frente da cruz e olhando-a, para você do que Cristo tem sede? O que Ele quer de você? No que você pode saciá-lo? São tantas coisas... Mas me vem na cabeça uma passagem que resume a vida de Cristo: "Dou-vos um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros". (Jo 13,34). Pronto saciaremos a sede de Cristo. Se fosse tão simples... Jesus não nos deus somente a sua Vida, Ele esvaziou-se por completo nada Ele negou, nos deu todo o seu precioso sangue que ao acabar nos deu toda a água do seu corpo. E pediu uma só coisa. “Tenho sede”(Jô 19,28)

VI- "Está consumado" ( João 19:30 )
Momento de pura aflição, Cristo nos mostra que não é somente carregar a cruz, mas até onde devemos ir. Depois de Cristo, a cruz não nos leva somente a morte, mas hoje à redenção! Aqui Jesus sela toda sua caminhada, seu trajeto humano, pois está preste a entrar à morada eterna do Pai. Por que Ele não disse: “Pronto acabou?” ou “Fim da linha?”. Porque não o é! Não acabou! Não é o fim da linha! É o começo da Glória de Deus! "Está consumado" ( João 19:30 ) Que Ele fez o que deveria por amor a Deus e a nós, mas não termina nada aqui e sim começa. Consumimos seu corpo seu sangue para nossa salvação. E não é esse sentido de consumo que nossa sociedade infelizmente vive, mas de um consumo para se ter vida, vida em abundância, vida eterna.


VII- "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito" ( 23:46)
O salmo da sexta-feira santa, termina as sete palavras. O corpo seria colocado no sepulcro e o Espírito de Jesus? Onde foi? Tem lugar melhor do que as mãos do Pai? As mesmas mãos perfeitas que criou tudo. Quando crianças onde nos sentimos mais protegidos? Amparados? Depois de mais ou menos 33 anos, o filho volta ao Pai, fico imaginando a tristeza de Deus ao ver seu Filho Jesus morto e a alegria de o reencontro. Humildemente fico imaginando, que Oxalá se na minha partida, como eu queria ter tempo de dizer essas palavras: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. No mundo não teria e não tem estar lugar melhor.

Conclusão:
Sete palavras de completa salvação... E mesmo na cruz ao meio a tanta dor, sondado ela morte, em sete palavras Jesus nos dá, não somente uma maravilhosa catequese mas um ensinamento de vida e de vida eterna. Que o Sangue e Água de Cristo nos lave de todo mal, de todo o pecado. E que o lado aberto de Cristo donde nasce a nova comunidade nos conceda a vida, aqui e nos céus...

Marquinho Alves
20 de março de 2008

sábado, 15 de março de 2008

A fábula da águia e a galinha


Esta é uma história que vem de um pequeno país da África Ocidental, Gana, narrada por um educador popular, James Aggrey, nos inícios deste século, quando se davam os embates pela descolonização. Oxalá nos faça pensar sempre a respeito.

"Era uma vez um camponês que foi à floresta vizinha apanhar um pássaro, a fim de mantê-lo cativo em casa. Conseguiu pegar um filhote de águia.

Colocou-o no galinheiro junto às galinhas. Cresceu como uma galinha.

Depois de cinco anos, esse homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista.

Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:
- Esse pássaro aí não é uma galinha. É uma águia.

- De fato, disse o homem.- É uma águia. Mas eu a criei como galinha. Ela não é mais águia. É uma galinha como as outras.

- Não, retrucou o naturalista.- Ela é e será sempre uma águia. Este coração a fará um dia voar às alturas.

- Não, insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia.

Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e, desafiando-a, disse:
- Já que você de fato é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, então abra suas asas e voe!

A águia ficou sentada sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.

O camponês comentou:
- Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha!

- Não, tornou a insistir o naturalista. - Ela é uma águia. E uma águia sempre será uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.

No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa.

Sussurrou-lhe:
- Águia, já que você é uma águia, abra suas asas e voe!

Mas, quando a águia viu lá embaixo as galinhas ciscando o chão, pulou e foi parar junto delas.

O camponês sorriu e voltou a carga:
- Eu havia lhe dito, ela virou galinha!

- Não, respondeu firmemente o naturalista. - Ela é águia e possui sempre um coração de águia. Vamos experimentar ainda uma última vez. Amanhã a farei voar.

No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram-na para o alto de uma montanha. O sol estava nascendo e dourava os picos das montanhas.

O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:
- Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não à terra, abra suas asas e voe!

A águia olhou ao redor. Tremia, como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então, o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, de sorte que seus olhos pudessem se encher de claridade e ganhar as dimensões do vasto horizonte.

Foi quando ela abriu suas potentes asas.

Ergueu-se, soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto e voar cada vez mais para o alto.
Voou. E nunca mais retornou."

Existem pessoas que nos fazem pensar como galinhas. E ainda até pensamos que somos efetivamente galinhas. Porém é preciso ser águia. Abrir as asas e voar. Voar como as águias. E jamais se contentar com os grãos que jogam aos pés para ciscar.”


Leonardo Boff

segunda-feira, 3 de março de 2008

DEUS É AMOR!!! - Minha primeira pregação - PARTE I

DEUS É AMOR, E QUEM PERMANECE NO AMOR PERMANECE EM DEUS E DEUS NELE.


Quando eu recebi o convite de falar sobre O Amor de Deus eu me perguntei: “O que seria o Amor de Deus?” São João nos fala que Deus é Amor e tudo o que for feito com Amor leva a marca de Deus, adquire um valor enorme e se torna sagrado. Mas o que é feito com Amor?

Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher. Deus os abençoou: Frutificai, disse Ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra. (Gn 1,27-28)
Ser semelhante a Deus, tem prova de Amor maior. Ele não disse inferior, mas igual. “O homem é uma criatura que recebeu ordem de se tornar Deus.” Disse S. Basílio. “E Deus viu que tudo era bom” (Gn 1,18). Tudo era maravilhoso e Ele deixou tudo pra gente, nos deu o paraíso passageiro e ainda nos prepara o paraíso eterno.

Mesmo assim pisamos na bola com Deus, e por Amor Ele não nos abandonou, e amou ainda mais seus filhos e presenteando-nos com vários presentes (Mt 7,9-11) um deles é o Amor. Se vocês desse um presente a uma pessoa e depois soubesse que ela não gostou, se sentiria constrangido. Já pensou se Deus nos mandasse um presente estragado, ruim? Como você se sentiria diante disso? E então não podemos entregar a Deus um presente de que Ele não gosta? Não é difícil agradar a Deus, para Ele não tem grandes ou pequenas coisas, para Ele tudo é grandioso desde que feito com bondade. Ele precisa que o reconheçamos assim: o Ser que mais amamos! Como o primeiro mandamento da Lei: “amar a Deus sobre todas as coisas.” (Ex 20,2;3) Se fizermos isso podemos esquecer os outros nove mandamentos:
Quem Ama a Deus não adorar imagens de escultura;
Quem Ama a Deus não tomar Seu nome em vão;
Quem Ama a Deus santificação do sábado;
Quem Ama a Deus honrar pai e mãe;
Quem Ama a Deus não matar;
Quem Ama a Deus não adulterar;
Quem Ama a Deus não roubar;
Quem Ama a Deus não dizer falso testemunho contra o próximo;
Quem Ama a Deus não cobiçar as coisas alheias;
Quem Ama a Deus Ama o teu próximo como a ti mesmo.
Se dermos esse presente tão esperado a Deus a obra da sua criação estará completa.

Marquinho Alves
06 de novembro de 2005

domingo, 2 de março de 2008

DEUS É AMOR!!! - Minha primeira pregação - PARTE II


Mas mesmo sem darmos esse presente a Deus, Ele continua conosco, Deus nunca abandona seu filho, mesmo quando esse se volta contra Ele. Deus nos ama com uma Amor de Pai, de Amigo, de Namorado, de Marido, de Esposa, de filho, com um Amor de Mãe. (Os 11,1-4;8-9). Deus nos ama com um Amor incondicional (sem condições) infinito e intenso porque somos pecadores, nos ama porque fedemos, nos ama porque estamos sujo, nos ama porque o negamos, nos ama porque o traímos, nos ama porque viramos a costa pra Ele.
Deus ama muito o mundo, Em João vemos: “Deus amou tanto o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3,16)
Nós estragamos com sua obra e mesmo assim Ele ainda nos ama e muito.
Olha só, Deus chamou seu Filho único, seu filho amado e disse: Filho eu vou te mandar para que possa salvar meu outros filhos que estão pecando, se prostituindo, me renegando, idolatrando outros deuses, e Eu terei que te sacrificar para salvar todos aqueles que não me conhecem, que não estão nem aí comigo, aqueles que neste momento estão matando ou se matando.
Filho você vai ser xingado, torturado, cuspido, debochado, morto da forma mais vergonhosa e tudo isso para dar mais uma prova de Amor para eles: A vida eterna!
Jesus veio ao mundo para a Cruz, mas como Deus está presente Nele, e Ele repleto de seu Amor. Não deixou seu povo desamparado curou, recuperou, multiplicou, andou, conversou, ressuscitou, sorriu, chorou realizou os sinais de Deus, não porque era o Filho de Deus, nós também o somos, mas porque estava repleto de Deus do Amor de Deus! “Tu és o meu Filho bem-amado; em ti ponho minha afeição.” (Mc 1,11). {Entrelinhas} Jesus sentiu o Amor de Deus porque fez o que Deus pediu para que Ele

Marquinho Alves
06 de novembro de 2005

sábado, 1 de março de 2008

DEUS É AMOR!!! - Minha primeira pregação - PARTE III


Para sentirmos esse Amor de Deus devemos ser como Ele. Lembrando S. Basílio: “O homem é uma criatura que recebeu ordem de se tornar Deus.” E como ser como Deus? “Deum nemo vidit unquam”. Deus não foi visto por ninguém. A única presença de Deus encarnada é Jesus Cristo. Devemos seguir a Cristo, sermos cristãos, fazer tudo o que Ele fez. {Um dia uma criança me parou...}.
Somos chamados a sentir esse Amor de Deus, somos convocados a experimentar Deus um Deus que é Amor! {Um Deus imenso que por Amor se deixa alcançar...}, para alcançar Deus temos que seguir a mística de Cristo {Mística= colocar os pés onde Cristo colocou}, e Jesus não tinha medo do impuro, Ele gostava de estar com os imundos, com os renegados, desprezados. Os leprosos (10 leprosos – foi para fora da cidade), prostituta (madalena – foi até ela e se agachou), ladrões (zaqueu – jantou na casa dele), pecadores (cegos – entrou na casa onde eles estavam), adultera (samaritana – foi no poço da samaria), viúva (ressuscitou o jovem – viu o cortejo), órfãos, e porque Jesus fez isso? Por que estava inundado com o Amor de Deus!

É o Amor de Deus que fez, faz e fará tudo! Recordando mais uma vez S. Basílio: “O homem é uma criatura que recebeu ordem de se tornar Amor.” De fazer Amor, de ter Amor, não esse Amor que o mundo nos dá: “eu amo isso, eu amo aquilo”, não um Amor Sazon, que é fácil, rápido e gostoso! O Amor de Deus não é fácil, O Amor de Deus não é fácil, O Amor de Deus não é gostoso, é delicioso! Nós pecamos contra Ele, nós O renegamos, idolatrando outros deuses, não estão nem aí com Ele, e mesmo assim Ele no Ama e muito! Que prova queremos mais para esse Amor? Nada é igual a esse Amor! Nada paga o seu Amor! E não nos pede nada em troca, simplesmente que o amemos, não do jeito que Ele nos ama isso seria impossível mas do nosso jeito! Deus não é um vendedor, se não o amarmos Ele não nos deixa de amar! Deus não pode parar de amar é contra sua Natureza Ele é todo Amor! É feito de Amor para amar! Somos feito da sua Imagem! Portanto da imagem de seu filho Jesus. Deus Amou tanto o mundo que mandou seu filho _______ sua filha _______ para que o mundo cresse Nele e seja salvo. Devemos ser presença de Deus, presença de Amor para o outro, para o pecador, drogado, para os imundos {entenda imundo com desprezados}, não sermos como eles, mas não fugirmos deles, como Cristo não viemos para os curados, mas para os doentes.
Vamos encerrar com uma passagem que resume Deus em Amor: 1Jo 4,16-21

Marquinho Alves
06 de novembro de 2005