domingo, 4 de janeiro de 2009

Epifania do Senhor

Caro Leitor, esse domingo no calendário católico celebramos a epifania do Senhor (manifestação) com a leitura Biblica Mt 2, 1-12 = Viemos do Oriente adorar o Rei.
Os três reis magos trouxeram para o Menino-Deus 3 presentes que a igreja nos diz que os presentes simbolizam:

Ouro = Realeza de Jesus
Incenso = A Divindade de Jesus
Mirra = Sua Paixão.

Padre Geovane Inácio, scj fez uma reflexão muito sábia sobre eles, disse que eles representam nossa apresentação perante a Deus:
Ouro = Tudo o que temos
Incenso = Nossos sonhos, projetos
Mirra = Quem realmente somos.

Acredito eu que é impossível adorarmos a Deus sem essas 3 dimensões. Assim como no ofertório em que o padre oferece a Deus, o Corpo e o Sangue de Cristo, nós erguemos as mãos juntamente para oferecermos nossas vida, tudo o que temos e somos.

Digo isso porque independente o que você seja caro leitor, cristão, não cristão, espírita, judeu, ou outra religião ou doutrina, nossa vida é composta dessas 3 dimensões: o que temos, somos e almejamos, nosso ouro, incenso e mirra. E que tal fazermos como os 3 reis? Colocar no papel nosso ouro, incenso e mirra, que tal montar um currículo pra você se conheça melhor?

OURO: O que você tem? Não digo só de bens materiais, digo família, amigos, seus pecados e suas virtudes... tudo que você pode dizer isso é meu. Isso eu conquistei. Isso eu herdei, mesmo que você considere: “felizmente ou infelizmente”.

INCENSO: Depois planeje o que você quer, qual seu sonho pra esse ano, pra daqui 5 anos, 10 anos1 pra quanto se aposentar, o que quer estar fazendo, mesmo que você possa achar que seja impossível, não deixe de ser seu sonho. Sonhar nos mantém vivos nos faz humanos.

MIRRA: O que você é? Quem é você? Qual o dia inesquecível, qual o seu grande amor, o que você mais gosta de fazer, o que detesta, como é sua família, como é sua personalidade, seu humor, seus pratos preferidos e todas aquelas perguntinha que respondíamos naqueles cadernos de perguntas de nossas amigas que sempre terminavam com: “Deixe uma mensagem pro dono desse caderno...” (risos)

Agora sim! É isso que Deus quer, que você mostre a Ele quem você realmente, sem TENTAR engana-lo, sem medo de mostrar-mos que Deus é o Senhor de nossos bens, de nossos sonhos e nosso Senhor. Isso sim é um ótimo presente para Ele. E diferente dos 3 reis, não precisamos percorrer uma enorme distancia para encontra-lo, basta dobrar os joelhos e fechar os olhos, hoje o seu coração é a manjedoura do Menino Jesus.


Um comentário:

Anônimo disse...

Essa reflexão nos mostra como temos uma visão tão longe do sentido dos reis na vida de JESUS,PODENDO DESSA FORMA VER E REFLETIR sobre as belas coisas que essa passagem pode nos mostrar e nos ensinar. Obrigado por dividi-lá conosco e nos ajudar a refletir sobre o que somos e o que podemos realmente ser,bjs ,Te amo